Letramento Racial

Letramento Racial

Baseado em 28 avaliações
  • 36 Alunos matriculados
  • 47 Minutos de duração
  • 7 Aulas
  • 1 Módulos
  • Certificado de conclusão
"Excelente. Direta e clara. Muito didática. Só elogios. Obrigado!"
Ricardo
mais avaliações

Neste curso nossa idealizadora, a filósofa e professora Djamila Ribeiro, vai nos explicar melhor sobre Letramento Racial, de forma didática. Trazendo expressões e uma série de reflexões para que juntos possamos aprender e nos aprofundar nessa questão.

O que é Letramento Racial? É a busca por conhecimento sobre a temática racial, com a finalidade de desenvolver a capacidade de interpretação de códigos e práticas racistas que estão no nosso cotidiano, gerando assim, ferramentas para não reproduzir essas práticas e substituí-las por ações que promovam, de fato, o antirracismo.

Podemos dividir o tema com algumas perguntas: você sabe o que é racismo? Será que existe uma única definição sobre esse tema tão importante para nossa sociedade? Porque determinadas expressões são consideradas racistas e devemos evitá-las no nosso cotidiano? Raça enquanto uma construção social. 

Apesar de sabermos que raças humanas não existem, ela foi utilizada ao longo da história para dividir a espécie humana e definir políticas e ideologias que marcaram e ainda marcam a nossa sociedade. No entanto, é interessante pensarmos como esta ideia baseada na concepção biológica de raça influenciou a história, a política e a sociedade mundial e por esse motivo, quando falamos sobre racismo, estamos falando de uma ideologia construída histórica, política e socialmente e que não possui relação com o biológico.


Professora Djamila Ribeiro: 

Djamila Ribeiro é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. É autora dos livros “Lugar de Fala” (Jandaíra/Selo Sueli Carneiro), “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno manual antirracista” e “Cartas para minha Avó” (todos pela Companhia das Letras). É também professora convidada do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Colunista do jornal Folha de S. Paulo e da revista ELLE Brasil, esteve secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo em 2016. Foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e, em 2021, foi a primeira brasileira a receber o BET International Global Good Award 2021,  conferido a figuras públicas que defendem iniciativas de mudanças sociais.

Tempos não tão distantes colocavam apenas as ONG´s e instituições no embate contra a opressão, seja ela qual for. Essas instituições construíram por anos e anos um trabalho histórico de movimentos das mais diversas formas de preconceito, não só de raça, mas de classe social, gênero e orientação sexual. 

Essa plataforma vem para apoiar a disseminação de conteúdo crítico intelectual, colaborando assim com o advento da educação, conscientização e transformação da sociedade.

Dessa forma ela destina-se a todas as pessoas que buscam um espaço democrático para a educação antirracista, em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Feminismos Plurais
"A maior plataforma de conteúdo antirracista do Brasil, desenvolvida por professores e professoras negros e negras."

       

A maior plataforma de conteúdo antirracista do Brasil. Coordenada por Djamila Ribeiro, a plataforma Feminismos Plurais é um espaço virtual de ensino de temas críticos e fundamentais para a compreensão da sociedade brasileira.

Desenvolvida por pessoas negras, os cursos são uma extensão do que é trabalhado na coleção Feminismos Plurais, que, a preço acessível e linguagem didática, já ultrapassou a marca de 100 mil livros vendidos no Brasil.

Já são mais de 30 cursos, contando com aulões, Rodas de Conversa e Cultura, Mais que Dicas e Artigos, criados pelos nossos professores, exclusivamente, para o ensino na plataforma.


Após término do curso, emita seu certificado online. Ele aparecerá no canto superior, na página do curso, ou no menu inicial (ao lado da sua foto de perfil), na opção "Meus certificados".


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

  • Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados têm validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

  • Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Aula 1 - Introdução
  • 2. Aula 2 - Racismo
  • 3. Aula 3 - As dimensões do racismo
  • 4. Aula 4 - Como o racismo pode se manifestar?
  • 5. Aula 5 - Privilégio
  • 6. Aula 6 - O racismo no cotiadiano
  • 7. Aula 7 - É negro ou preto?

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo